quinta-feira, 21 de maio de 2009

Unidade Executora




Em Assembléia Geral realizada quarta-feira, dia 20, foi criada a Unidade Executora da EEEP Juarez Távora. Na ocasião foram eleitos para um mandato de dois anos, Diretoria, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Alunos, professores, funcionários, pais e outros membros da comunidade escolar participaram do evento.

Conselho Deliberativo: Aila - Irineide - Vanda - Jailza - Hugo - Miquéias - Cássia
Conselho Fiscal: Rogério - Neusa - Wilson - Edith - Edneuda
Diretoria: Aila (Presidente) - Irineide (Vice-Presidente) - Vanda (Tesoureira) - Jailza (Secretária).

Olimpíadas Escolares



Nossa escola participará das Olimpíadas Escolares em diversas modalidades. Acima, o destaque para a Seleção masculina de futsal. Só feras!

Aproveitamos para agradecer ao Prof. Adegildo pelo patrocínio dos uniformes de nossos times masculino e feminino, ao Prof. Vander, pelo trabalho em suas horas de folga e aos nossos atletas, que têm se dedicado muito nos treinos.

Boa sorte, garotos!

É L.E.I.!




Olha aí o pessoal da Informática em plena atividade no laboratório!
Nem precisa dizer que todas as turmas são fans do laboratório, né?
A Professora Nara, além das aulas programadas com os professores de diversas disciplinas, recebe alunos no intervalo do almoço para outros estudos e pesquisas de interesse.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Disciplina...


" É possível ensinar disciplina?
Sim. Disciplina é uma competência escolar que as crianças aprendem como qualquer conteúdo. Condição para realizar um trabalho com êxito, é uma matéria interdisciplinar, porque dela dependem todas as outras.

A disciplina que se aprende na escola serve para a vida toda?
A gente tem de pensar a disciplina ao mesmo tempo como fim e como meio. É um fim porque podemos desenvolver atitudes como concentração, responsabilidade, interesse. Essas coisas viram ferramentas pessoais e de trabalho. Disciplina é também um meio, um instrumento sem o qual as coisas não acontecem ou acontecem fora do prazo ou dos padrões.

A disciplina ajuda a desenvolver a autonomia?
Disciplina é, cada vez mais, autodisciplina. Um exemplo é a lição de casa. Hoje em dia a maioria das famílias não tem um adulto com tempo disponível para fiscalizar o dever. A própria criança aprende a administrar essa tarefa e, se necessário, ela pede socorro. A autonomia é uma conquista, um aprendizado complexo e longo pelo qual as crianças desenvolvem a disciplina para dar conta de suas tarefas. "

Lino de Macedo, Psicólogo, Professor da USP

segunda-feira, 18 de maio de 2009


"Penso que, desde que o objetivo da educação é permitir que vivamos melhor, nossas escolas deveriam tomar a natureza como sua mestra. Assim, já que tanto falam em Piaget, imaginei que poderiam adotar as conchas como símbolos – afinal de contas, foi no estudo dos moluscos que o seu pensamento sobre educação se iniciou... - posto que nelas se encontra, em resumo, toda uma filosofia: foi o espanto diante das conchas que me fez filosofar... E quando, perguntados por pais e alunos sobre as razões de serem as conchas os símbolos da escola, os professores teriam uma ocasião para lhes dar a primeira aula de filosofia da educação: “O objetivo da educação é ensinar as novas gerações a construir casas. É preciso que as casas sejam sólidas, por causa da sobrevivência. Para isso as escolas ensinam a ciência. Mas não basta que nossas casas sejam sólidas. É preciso que sejam belas. A vida deseja alegria. Para isso as escolas ensinam as artes. É preciso educar os sentidos.“ Rubem Alves

Assembléia Geral

Atenção! Pais, professores, funcionários e Alunos maiores de idade...
Dia 20 de maio, quarta-feira, às 16 h, estaremos realizando Assembléia Geral para aprovação da criação e escolha dos membros que comporão a Unidade Executora da EEEP Juarez Távora.

Compareça, opine, informe-se, participe!

Exercitando-se - Dia do Desafio






Nesta quarta-feira, 27 de maio, Fortaleza e outros milhares de municípios em todo o mundo participarm do Dia do Desafio. O evento foi criado no Canadá e incentiva cidades a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. No Brasil, as Unidades SESC coordenam as atividades das cidades de sua região de atuação.

A intenção é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer tipo de atividade física, como fizeram alunos, professores e funcionários da Escola Juarez Távora, que em clima descontraído e sob o comando do Prof. Vander, permaneceram por mais de 15 minutos realizando exercícios leves e brincadeiras. Missão cumprida!

A escola vai à Universidade...

Nesta segunda-feira a diretora Aila e a Coordenadora Irineide visitaram o CH da Uece - Campus Fátima, para uma reunião com o Prof. Marcos, Diretor do Centro. Na ocasião, foram apresentadas e discutidas diversas propostas visando a aproximação da escola com a Universidade através de ações integradas. Bons ventos no Bairro de Fátima!!! Falaremos a respeito em breve.

Dragão!!!







Nesta terça, dia 19, 73 alunos e 5 professores da escola visitaram o Museu de Arte Cearense e o Planetário do Centro Dragão do Mar.
Para muitos, foi a primeira oportunidade de entrar em contato com um telescópio e descobrir algumas maravilhas de nosso universo.
Em breve, um novo grupo fará a mesma visita.
Aproveitamos para agradecer ao pessoal da CTC que transportou nossos "navegantes espaciais".

e outras fotos...









Algumas fotos...







Dia das Mães!







No último dia 7 de maio, a escola ofereceu às mães da comunidade escolar, um dia especial. Corte de cabelo, escova, manicure, palestra sobre saúde feminina, consultoria jurídica, oficina de dança, serviços de enfermagem, atividades físicas e culturais.

Queremos agradecer a todos aqueles que contribuiram com seu trabalho para que o dia fosse tão agradável, especialmente o pessoal do IAS Social e SEPROF, que gentilmente cortaram e escovaram os cabelos de dezenas de mães, à Dra. Valéria Costa e Enfermeira Carla, que de modo descontraído responderam dúvidas das mães sobre saúde feminina, ao pessoal da Escola S. Camilo, que aferiram a pressão arterial das mães, alunos e professores, ao Prof. Carlinhos Araújo, que animou a todas na Oficina de dança, à Dra. Helane, que prestou consultoria jurídica, à D. Carmem e Suely, que cuidaram das mãos de nossas mães, ao Carlos Magalhães, que cantou para os presentes, ao pessoal do NAPE, incansável na organização das atividades, às professoras Neusinha e Séfora, do Multimeios, pelo apoio logístico, aos nossos alunos, que se esmeraram em suas apresentações de teatro, música e poesia e professores que os orientaram nos ensaios em suas horas de folga e a todos os funcionários, professores e alunos, que contribuíram para que o dia das mães fosse tão agradável para todos os que fazem a escola.

Obrigada a todos!