sábado, 28 de agosto de 2010
Estarão abertas a partir de segunda-feira, as pré-inscrições para a Projeto E-Jovem.
Se você está interessado ou conhece alguém que esteja, procure a Direção ou Coordenação e informe-se. Lembramos que as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18:00 às 21:40, na própria escola.
O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação(SEDUC) cuja proposta visa integrar a Educação Profissional às diferentes modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. Para isso, oferece formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação – (TIC), empreendedorismo e cooperativismo, possibilitando as condições de inserção no mundo de trabalho e geração de emprego e renda nas áreas mais carentes do Ceará. O projeto é destinado aos jovens do ensino médio, da rede pública estadual.
Atualmente o projeto é desenvolvido em dois módulos onde os conteúdos são agrupados: o módulo I, composto por linguagens básica, fomenta e gera oportunidades para a melhoria do desempenho intelectual dos jovens, dos indicadores educacionais, da qualificação profissional.
Já no módulo II, o projeto oferece uma formação tecnológica e profissional nas áreas de web, rede, hardware e programação, observando as políticas de softwares livres, através da universalização da “cultura digital”.
Leia mais: http://portal.seduc.ce.gov.br/images/arquivos/e-jovem_site.pdf
Miniempresa - Junior Achievement
"Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente, atua em 123 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal.
Trata-se de uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.
No Brasil, já foram mais de 2 milhões de alunos beneficiados e 75 mil voluntários envolvidos. As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos criteriosamente formulados, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias."
Em nossa escola, a parceria consiste em criar e administrar uma miniempresa em área a ser definida pelos participantes do curso, que terá início na próxima quarta-feira.
Segue abaixo a relação dos alunos selecionados para o programa. Desejamos que essa atividade possa contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um deles. Parabéns aos alunos participantes!
Maria Aline Vieira Queiroz - Ana Bárbara Campos - Pedro Bernardo de Albuquerque Silva
Rebeca Vitória dos Santos Maciel - Francisca Naiara de Lima Brasil - Pedro Felipe Pinheiro Silva - Maria Kessiane de Farias Hilário - Álex Richard - Alexandre de Menezes Gomes - Denilson Damasceno Alves - Edilane de Sousa Silva - Catharina Maria Arnaud da Cruz - Larissa de Oliveira Araújo - Frank Roger Daniel Adiodato
Eveline Tavares Ferreira - Dennis Breno Alves de Freitas - Yago César Freitas Sales
Herbert Cordeiro Barroso - Josemberg Pereira Amaro - Weslley Bezerra Barbosa
Gabriel Braulino da Silva - Samanda Maaria Gomes da Silva - Amanda Emanuele Rodrigues Lima - Maria da Silva Ferreira - Edneuda Carvalho de Sousa - Antonio Lucas Santos de Carvalho - Amanda Kelly Lima Gomes - Breno Ferreira Nascimento - Iasmim de Menezes Rabelo - Monique Kayane Feliz de Lima Calixto.
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
A síndrome da inveja
Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se. Desapontados pelo fato de o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: - Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós? - Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? - perguntou o Samurai. - A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos. - O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos - disse o mestre e continuou - quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.
Uma das causas mais influentes da infelicidade é a inveja. Falar de inveja é falar de comparação. Quando uma pessoa se compara a outra e se sente inferior em algum aspecto, está com inveja. A inveja é a vivência de um sentimento interior sob a forma de frustração, de tristeza, de mal-estar, por nos sentirmos menos do que outros, por não sermos o que os outros são. É o desequilibro íntimo oriundo de um sentimento de inferioridade, fruto da comparação que se faz em relação à outra pessoa em algum aspecto específico. Quanto maior for o complexo de inferioridade de uma pessoa mais combustível é liberado para aumentar a chama da inveja, naturalmente, para àquelas pessoas que são fracas. A verdade é que muitas pessoas não estão preparadas para administrar suas próprias frustrações e ficam absortas pela fúria quando as coisas não saem como planejaram.
Autor Rubens Fava
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Semana do Exército
No dia 25 de agosto é comemorado o dia do Soldado. O Exército, instituição militar de grande tradição em nosso país, tem estado sempre prestigiando a escola através da realização de palestras de seus Cadetes e Oficiais, que levam a nossos alunos informações sobre a rotina desses profissionais tão importantes para a segurança de nosso país. Nesta terça, 24, estiveram na escola os Tenentes Lucas e Aguiar, que falaram aos garotos e garotas sobre as formas de acesso, características das diversas escolas militares e missão do Exército. Através do Tenente Silvio, agradecemos ao 23 BC, que é padrinho de nossa escola, a presença sempre bem vinda. Parabéns aos militares de nosso Exército.
Escola padrão MEC
A Secretaria de Educação inaugurou no último dia 19, a primeira escola profissional brasileira no padrão MEC, situada no município de Tamboril.
A escola conta com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, anfiteatro, dependências administrativas, refeitório, ginásio de esportes e outras áreas.
É de doer de inveja (inveja boa, claro), a beleza e funcionalidade da escola. Desejamos todo o sucesso à administração e alunos.
Nas fotos acima, algumas das instalações e alunos de municípios vizinhos que vieram prestigiar o evento.
Trilha do Cocó
Alunos do Turismo (segundo ano), visitaram a trilha do Parque do Cocó com o Professor Paulo e a Professora Ivian. Uma oportunidade para aprender na prática sobre turismo ecológico, respeito à natureza e desenvolvimento sustentável, além, é claro, do lazer proporcionado pelo contato com a paisagem tranquila do parque.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Dicas para estudar melhor...
Se você é daqueles que senta em frente aos livros e começa a pensar em tudo, menos em estudar, a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil, dá uma dica: para evitar a dispersão, o estudante deve fazer tudo o que está pendente antes de começar a olhar a matéria. "Se o jovem está com fome, se está pensando em outras coisas que ele tem que fazer, ele tem que, primeiro ir resolver essas coisas, para, depois, ir estudar", diz.
Ao organizar uma rotina, a psicóloga aconselha os estudantes a serem flexíveis. Eles devem saber balancear os momentos de estudo com os de descanso e lazer, bem como fazer atividades físicas e ter uma alimentação saudável. "Deve-se evitar cafeína e açúcar refinado, que podem deixar o estudante hiperativo, dificultando sua concentração", diz.
Fonte:http://vestibular.uol.com.br
Se ficou interessado(a), acesse o Jt_Sapiens (link ao lado) e leia a matéria na íntegra.
A Duda diria...saco, vó!
Paciência é algo profundamente poderoso e extremamente útil de se ter; paciência acrescenta preciosos valores à sua vida em praticamente toda e qualquer situação. (Gordon Miller)
As pessoas que lhe causam problemas também lhe dão alguma coisa de valor positivo e duradouro. Eles lhe dão a oportunidade de você praticar e construir paciência. Com paciência você realiza e alcança muito mais do que sem ela. Com paciência você ouve, aprende, trabalha e progride em vez de se desencorajar em cada frustração. Paciência lhe capacita a ver e experimentar ricos tesouros o qual, de outra forma lhe passaria completamente despercebido. Paciência lhe dá a habilidade de estabelecer profundas e significativas conexões com outras pessoas.
Pratique a paciência e você irá evitar erros que podem lhe custar muito caro. Viva com paciência pois assim você irá obter a persistência para alcançar grandes realizações. Seja verdadeiramente agradecido por cada oportunidade de receber e fortalecer a sua paciência porque isto acrescentará valores imensuráveis à sua vida.(por Nélio DaSilva) ...
ou, como escreve Lenine, em "paciência":
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Mesmo quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não...
Será que é tempo
Que lhe falta para perceber?
Será que temos esse tempo
Para perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Simpósio de Turismo - Camocim - CE
Caros Pais e Responsáveis:
Os alunos do segundo ano do Curso de Turismo participarão no peíodo de 27 a 29 de agosto de 2010, de Simpósio de Turismo que acontecerá na cidade de Camocim. Os alunos serão acompanhados pelos professores Valdeci, Rose e Ivian.
O ônibus sairá da escola pontualmente às 6:30h de sexta-feira e o retorno está previsto para as 14 h de domingo.
Solicitamos aos pais/responsáveis que assinem aautorização de viagem encaminhada pelos alunos, sem a qual não poderão viajar com o grupo.
Para informações adicionais, contactar a direção da escola ou a professora Ivian.
Olimpíada de Matemática - Alunos classificados
Já se encontra no site www.obmep.org.br a lista dos classificados para a 2ª Fase da OBMEP 2010 e os locais de provas (Centros de Aplicação). São mais de 860 mil alunos classificados dentre os 19.600 milhões que participaram da 1ª Fase.
As provas da 2ª Fase serão realizadas em 11 de setembro (sábado) às 14:30 horas, horário de Brasília.Parabéns aos nossos alunos classificados para a segunda fase:
ALANA UCHOA
DIEGO FARIAS
GUSTAVO SANTOS
JOÃO LUCAS CRUZ
JULIANA VLÁDIA
JÚLIO CÉSAR BALTAZAR
VICTOR RONIELLY
WELLINGTON LUCAS
ALEXANDRE DE MENEZES
AMANDA KELLY
HERBERT CORDEIRO
MARIA DARLÂNDIA
MARIA KESSIANE
NIL KESEDE
sábado, 14 de agosto de 2010
Boa sorte, Vander!
Sexta-feira, 13 de agosto....para os amigos do professor Vander, um dia especial. Dia de desejar felicidade, boa sorte, paz e sucesso a um colega que nos deixa em busca da conquista de novos objetivos, da realização de sonhos. Dia de agradecer o apoio, o compromisso e a cooperação, sempre presentes em seu trabalho. Boa sorte, Vander! Sentiremos sua falta, mas estaremos torcendo por seu sucesso em sua nova caminhada!
Como escreveu o professor Jean, Verdadeiros Amigos Não Desistem, Eles Resistem!
Aviso Importante - Suspensão da greve de ônibus
Segundo informações veiculadas na imprensa, a greve de motoristas e cobradores está suspensa até terça-feira. Assim, segunda e terça-feira da próxima semana, as aulas terão seus horários normalizados. Solicitamos aos nossos alunos e responsáveis que se empenhem na pontualidade e assiduidade a fim de evitarmos prejuízos, já que as provas bimestrais terão início no próximo dia 23.
A Direção
A Direção
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Parabéns, Estudantes!
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Coçar e criar é só começar...
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Premiação do Spaece
Nesta quarta-feira, 11, Dia do Estudante, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), entrega às 8 horas, computadores para 869 alunos da rede pública estadual em Fortaleza. O evento será no pátio interno da Seduc (Centro Administrativo - Cambeba) e terá a presença da secretária Izolda Cela. A premiação tem como finalidade incentivar e reconhecer o bom desempenho dos estudantes do Ensino Médio com base no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2009. Em todo o Estado, 3.033 estudantes de escolas estaduais serão agraciados com um equipamento. O investimento total é da ordem de R$ 4,3 milhões, provenientes do Tesouro Estadual.
No interior, a entrega dos computadores será realizada pelas 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede). Os resultados têm como referência o Spaece 2009 que identificou os que estão no nível adequado de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática, segundo a escala de avaliação que vai de 0 a 500 pontos. Recebe a premiação quem obteve pontuação mínima de 325 na primeira disciplina e 350 na segunda.
Serão agraciados 539 alunos do 1º ano do Ensino Médio, 1.002 do 2º e 1.492 do 3º ano. O Spaece 2009 avaliou 278.915 alunos das três séries do Ensino Médio da rede pública estadual. O prêmio tem o intuito de potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais. A premiação foi instituída pela Lei 14.483, de 08/10/2009.
domingo, 8 de agosto de 2010
Rir é o melhor remédio...
Os Três Papagaios
Um cara entra numa loja de animais, querendo comprar um papagaio e encontra três idênticos numa gaiola e pergunta o preço:
- O da esquerda custa 500 Reais - diz o dono.
- Nossa, que caro! Por que vale tanto?
- Ele é um papagaio muito especial - explica. - Sabe operar um computador.
- Ah, sei... E o da direita, quanto vale?
- Esse custa 1000 Reais.
- Nossa, mas por que custa tão caro?
- Ah, porque além de saber operar um computador, também domina Winodws 98, Unix e Macintosh.
- Sei, interessante... E o papagaio do meio?
- Esse custa 5 mil Reais!
- Que é isso! O que ele sabe fazer de tão especial?
- Na verdade - diz o dono, - nunca vi esse papagaio fazer "pn"... Mas os outros dois o chamam de chefe...
Greve de Motoristas - Aviso aos Alunos, Professores e Pais
"A partir de quinta-feira, 12, somente 30% dos ônibus de Fortaleza e Região Metropolitana circularão. A decisão pela greve geral dos motoristas e cobradores foi tomada ontem, em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará"(Sintro).
Permanecendo a decisão de greve de motoristas e cobradores, as aulas terão seu término antecipado para as 16:30. A fim de evitarmos prejuízos aos nossos alunos e a geração de grande número de aulas a repor, o horário escolar será modificado da seguinte maneira:
Manhã: 07:10 às 08:40 - 09:00 às 11:30
Tarde: 13:00 às 14:50 - 15:10 às 16:30
Desse modo, esperamos evitar transtornos aos nossos alunos e professores no retorno às suas residências. Ficam suspensos durante o período de duração da greve, treinos e outros eventos após o horário das aulas
sábado, 7 de agosto de 2010
A todos os pais de nossa escola...
Não é fácil ser pai...
Cuidar, prover, proteger, limitar, apoiar, educar...
Ações que exigem responsabilidade e, acima de tudo, amor.
Nós, filhos, nem sempre aprovamos as ações ou mesmo o jeito de ser de nossos pais. Achamos que são severos em demasia, ou distantes, ou ranzinzas, ou fechados, antiquados...achamos tantas coisas!
Mas isso não tem importância quando sabemos que apesar de todos os defeitos que possamos ter, eles são capazes de nos amar. E um dia, quando também nos tornarmos pais, é esta a lição maior que desejaremos ensinar aos nossos filhos.
Inveja e Ressentimento: Triste de quem o sente!
A inveja é um dos sentimentos mais difusos, mas ao mesmo tempo é o que temos maior dificuldade em admitir. É o único pecado capital completamente inútil (ao contrário da gula ou da luxúria); no entanto, é tão poderoso que provoca grande sofrimento em quem o experimenta. Psicólogos e sociólogos ainda não sabem exatamente o que é a inveja nem de onde ela vem. Mas, na história da humanidade, a inveja tem sido a causa de grandes realizações.
A execução dos afrescos da abóbada da Capela Sistina, por exemplo, foi confiada a Michelangelo diante da insistência do grande arquiteto e pintor Bramante (1444-1514). Este último, que invejava o talento e a qualidade do trabalho de Michelangelo, estava convencido de que a pintura em tetos era o seu ponto fraco. Acreditando que Michelangelo não seria capaz de realizá-la, usou de sua influência para que a obra fosse encomendada ao rival. Resultado: Michelangelo criou uma das mais extraordinárias obras-primas da história da arte.
Como nasce a inveja? Comecemos pelo próprio sentido da palavra: ela vem do latim invido, de olhar mal, ou melhor, de mau-olhado (na Itália meridional, tirar o mau-olhado significa expulsar a inveja). O invejoso lança um olhar fulminante sobre o objeto invejado. Eis por que, quando sentimos inveja de uma pessoa, não conseguimos enxergar um único lado positivo nela. Não por acaso costuma-se dizer que a inveja seca. Lembram-se da expressão "olhar de seca-pimenteira"? O sociólogo italiano Francesco Alberoni, no livro Os invejosos, escreve: "O invejoso diminui o sucesso dos outros, sustentando que ele é fruto de uma injustiça. Porém, se o invejoso estivesse vivendo as mesmas condições e recebendo o mesmo reconhecimento que a pessoa alvo de sua inveja, ele diria que o seu sucesso seria merecido."
http://www.terra.com.br/revistaplaneta/
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Desempenho premiado. Parabéns, galera!
O bom desempenho no SPAECE 2009 garantiu a três de nossos alunos, uma premiação inédita: cada um deles receberá um computador em cerimônia de premiação com data a ser divulgada.
É sem dúvida nenhuma o reconhecimento pelo esforço e dedicação, pela valorização do estudo e conhecimento.
Estamos muito felizes com a conquista de Kessi (aluna da Informática), Darlândia (aluna do Turismo) e Isaac (aluno da Edificações).
Esperamos que essa premiação sirva de incentivo a vocês e aos demais alunos. Que no próximo SPAECE sejam muitos mais a ver o esforço premiado.
Um beijo grande, cheio de orgulho, de todos os que fazem a EEEP Juarez Távora
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Sobre o Legal e o Legítimo...
A greve é um direito constitucionalmente assegurado ao trabalhador. É legal, portanto. Nos últimos meses a sociedade fortalezense vem vivenciando uma situação bastante desconfortável em seu dia-a-dia, em decorrência do exercício desse direito por parte de motoristas e cobradores de ônibus.
Somos uma escola com alunos oriundos de 81 bairros de Fortaleza e dois municípios da Região metropolitana. Grande parte de nossos alunos, na faixa de 14 a 17 anos, sai de casa antes mesmo de o sol nascer completamente para que possa chegar pontualmente à escola, às 7:10 da manhã. Esses jovens só retornarão às suas residências por volta das 18:30, 19 horas... São mais de 12 horas longe de casa também em busca de um direito sagrado, assegurado a todas as crianças e jovens de nosso país: a educação.
No mês de junho, em decorrência de paralisações-surpresa e outras programadas, esses alunos perderam cerca de 25% das aulas diariamente, seja por residirem longe da escola, seja por seus pais temerem por sua segurança por conta de confusões nos terminais ou no trajeto dos coletivos, quando muitos foram orientados a descer e concluir o trajeto à pé ou mesmo alguns conflitos envolvendo passageiros, trabalhadores e representantes dos sindicatos.
Os professores, que não estão em greve e estiveram presentes à escola, precisarão repor as aulas não dadas por necessidade de os alunos serem liberados mais cedo para não correrem o risco de ficar sem ter como voltar às suas residências.
Os trabalhadores reivindicam um percentual de reajuste, que os empresários não concordam em conceder. Os trabalhadores têm direito a salários dignos. A profissão de condutor e cobrador de ônibus certamente é de elevada responsabilidade e stress diário, mas será que não há alternativas a este impasse? Será que o direito de motoristas e cobradores é mais importante que o de estudantes ou vendedores, faxineiros, domésticos, enfermeiros, professores, servidores públicos, que sem o transporte coletivo correm o risco inclusive de não terem seus salários assegurados?
Não seria porventura mais eficaz a pressão dos trabalhadores fora dos horários de pico, de modo a não prejudicar o trabalho e o descanso de milhares de usuários de transporte coletivo, ou circular com o número máximo de passageiros permitidos (que a gente sabe não ser respeitado no dia-a-dia), reservando as paralisações para horários que não causassem tanto transtorno? Ou não seria também viável aos empresários flexibilizar um pouco mais a sua proposta de reajuste, já que a situação atual também não lhes é favorável?
Em nenhuma situação todos os lados ficarão satisfeitos. Talvez esteja na hora de começarmos a praticar o ganha-ganha, onde todos cedem um pouco em benefício do bem geral.
Aos nossos alunos e pais, fica o compromisso da escola de repor as aulas não dadas em decorrência das liberações antecipadas e o pedido para que aproveitem o tempo em estudos domiciliares. Aos trabalhadores, nosso apelo para o bom senso e a lembrança de quem são os mais prejudicados com essa situação. Aos empresários, o questionamento sobre o que fariam se precisassem viver com o salário que desejam pagar a motoristas e cobradores, seus funcionários, aqueles que precisam do emprego, mas também, garantem seu lucro.
Aila Magalhães - Diretora da EEEP Juarez Távora
Arena Hits
Assinar:
Postagens (Atom)