sexta-feira, 29 de outubro de 2010

“A arte de discutir, e discutir de forma a vencer um debate, quer se esteja certo ou errado, por meios lícitos ou ilícitos".

Uma das melhores formas de se conhecer fraudadores é entender a mente deles. É por isso que existe, em Segurança, um foco em entender os perfis do comportamento criminoso e/ou danoso. Por exemplo, livros sobre hackers. São extremamente relevantes, mas não apenas tentar ser um hacker, e sim entender como eles pensam.

Erística é a "arte" de vencer um debate, sem ter razão. Para entender o comportamento dos erísticos, nada melhor que conhecer “Como Vencer Um Debate Sem Precisar Ter Razao Em 38 Estratagemas – Dialética Erística”. Foi uma das obras que Arthur Schopenhauer, morto em 1860, não chegou a finalizar - E que muitos tentam colocar em prática - E não estou falando apenas de políticos, mas de pessoas bem próximas a nós, que tentam usar as "lições" do filósofo para confundir, inventar, manipular a opinião alheia.

Leia abaixo alguns dos estratagemas mais comumente utilizados por aqueles para quem a verdade, é só um detalhe, pois o importante é vencer, não importando o que seja preciso para tal (e, por favor, não tente fazer isso com seus amigos... ou inimigos).

"Deixe o seu oponente furioso. Uma pessoa enfurecida é menos capaz de usar o seu julgamento ou de perceber onde residem as suas vantagens."

"Se o seu oponente abriu uma linha de argumentação que acabará levando inevitavelmente à sua derrota, não permita que ele a leve até a sua conclusão. Interrompa o debate, retire-se imediatamente ou leve o seu oponente a mudar de assunto".

"Se você perceber que está sendo vencido na argumentação, crie uma diversão – isto é, comece de repente a falar sobre outra coisa, como se isso tivesse importância na matéria em questão. Isso pode ser feito sem medo se a diversão mostrar ter alguma relação mesmo que genérica com a questão."

"Um método rápido de livrar-se da declaração de um oponente, ou de colocá-la sob suspeita, é classificá-la debaixo de uma categoria odiosa. Exemplo: Você pode dizer: “Isso é fascismo”, ou “ateísmo”, ou “nazismo”, ou “superstição”.

"Parta para o ataque pessoal, insultando grosseiramente, tão logo perceba que seu oponente está com a vantagem. Partindo para o ataque pessoal você abandona o assunto por completo, passando a concentrar o seu ataque na pessoa, fazendo uso de observações ofensivas e malevolentes. Esta é uma técnica muito popular, porque requer pouca habilidade para ser colocada em prática."

Se você quer conhecer os demais estratagemas do filósofo, leia no link a seguir: http://scienceblogs.com.br/100nexos/2009/02/como-vencer-um-debate-sem-ter-razo.php


domingo, 24 de outubro de 2010

Mais Fanzine





Oficina de Fanzine






As professoras Neusa, Sefora e Velza, do Centro de Multimeios, e a professora Socorro, de Português, promoveram uma oficina de fanzines com os alunos do primeiro ano. A oficina foi um sucesso e a produção dos estudantes está disponível para leitura na biblioteca.
Não deixe de ver...Você vai se surpreender com a beleza e qualidade dos fanzines produzidos.
Parabéns às professoras pela iniciativa e aos alunos pelo esforço, dedicação e, claro, pelos resultados.

sábado, 23 de outubro de 2010

Jornada Cultural

Acontecerá no período de 27 a 29 de Outubro de 2010, a II Jornada Cultural da EEEP Juarez Távora. O tema deste ano será "Décadas". Os alunos abordarão aspectos sociais, científicos, tecnológicos, artísticos, culturais e políticos das décadas de 60, 70, 80 e 90.

Abaixo, a programação:

Dia 27 - Quarta-Feira - Manhã: Anos 60 - Tarde: Anos 70

07:30 h - Execução do Hino Nacional e Abertura oficial
08:00 às 09:30 - Turismo 1 - Coordenação: Prof. Marilia e Lenilda
09:30 às 9:50 - Intervalo (lanche)
09:50 às 11:30 - Tursimo 2 - Coordenação: Prof. Josiana e Flávio

13:30 às 15:00 - Informática 1 - Coordenação: Prof. Hugo e Socorro
15:00 às 15:30 - Intervalo (lanche)
15:30 às 17:00 - Informática 2 - Coordenação: Prof. Bruno e Edianne

Dia 28 - Quinta-Feira - Manhã: Anos 80 - Tarde: Anos 90

08:00 às 09:30 - Massoterapia 1 - Coordenação: Prof. Rosy e Valdecy
09:30 às 9:50 - Intervalo (lanche)
09:50 às 11:30 - Massoterapia 2 - Coordenação: Prof. Neusinha e Melry

13:30 às 15:00 - Edificações 1 - Coordenação: Prof. Jean e Glalton
15:00 às 15:30 - Intervalo (lanche)
15:30 às 17:00 - Edificações 2 - Coordenação: Prof. Paulo e Naiany

Dia 29 - Sexta-Feira: Gincana

08:00 - Abertura: Atração artística - Banda da Escola EEEP Juarez Távora - Brasil In Sight e Convidada: Aluna Iara

09:30 ás 10:20 - Jogo de Perguntas e Respostas - Grupos de todas as turmas

10:30 às 11:30 - Soletrando - Participação de alunos de todas as turmas

13:30 ás 14:40 - Apresentação de Grupos de Teatro

14:45 às 15:00 - Bola ao Cesto - Desafio esportivo

15:25 às 16:30 - Grupos de Dança

16:35 às 17:00 - Desafio Esportivo - Carimba e Encerramento.

As tarefas serão avaliadas por uma Comissão não pertencente à escola, e obedecerá aos seguintes critérios:
- Conteúdo: 20%
- Domínio durante aa apresentação: 20%
- Criatividade: 20%
- Participação dos grupos: 20%
- Pontualidade e Organização: 20%

A direção da escola foi contactada por uma aluna, sugerindo o convite a palestrante que abordasse temática ligada à década de 60, entretanto, tendo em vista a programação previamente negociada com professores e alunos, não haveria tempo suficiente para a apresentação de convidados, o que provavelmente seria reivindicado também por grupos de outras décadas.

Esperamos que todos tenham se empenhado na realização de pesquisas, preparação das apresentações e, especialmente que a Jornada venha constituir-se em um momento de aprendizagem efetiva, onde a participação, a cooperação e a cidadania estejam expressos através de um saudável clima de alegria e respeito durante todas as atividades presentes ao evento.

Bom trabalho a todos!

sábado, 9 de outubro de 2010

De um jeito ou de outro, essa mensagem é para você!


Venho descobrindo que apesar das pessoas do "não", tenho a sorte de conviver com um número muito grande de pessoas do "sim". Vale lembrar no entanto, que às vezes dizer "não", é dizer um "sim" . A compreensão dessa diferença costumo chamar amizade!
Aos queridos professores e professoras da EEEP Juarez Távora, o agradecimento pelo espírito cooperativo e o reconhecimento da importância de seu trabalho para toda a escola.

Há pessoas do "SIM" e pessoas do "NÃO".

Pessoas do "sim" são aquelas para quem tudo é possível desde que tentado com firmeza. Pessoas do "sim" são aquelas que acreditam em princípio que todas as pessoas são boas e capazes até que seja provado o contrário. Pessoas do "sim" são aqueles funcionários que estão sempre prontos a colaborar, a testar idéias, a comprometer o seu tempo com um novo projeto, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do "sim" são pessoas entusiasmadas com o que fazem, com o que são, com as possibilidades de fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do "sim" são as bem-humoradas, as com sorriso pronto, aquelas com as quais temos prazer em conviver, conversar, trocar idéias. Pessoas do "sim" são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para colaborar, participar, ajudar.

Mas há, também, pessoas do "NÃO".

Pessoas do "não" são aquelas para quem nada é possível. Pessoas do "não" são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que tudo é "papo furado". Pessoas do "não" são aquelas azedas, amargas, vivem com uma nuvem negra sobre suas cabeças. Pessoas do "não" são aquelas que não têm tempo para nada. São ocupadíssimas (sic) e nada fazem. Pessoas do "não" são aquelas que vivem isoladas e dizem que "estão cumprindo o seu dever" que é sempre criticar, não-participar, não-colaborar, não-fazer. Pessoas do "não" são aquelas com as quais temos horror em trabalhar.

Sugiro que você fizesse uma auto-análise. Você em qual categoria se encontra? Você é do "sim" e acredita na sua própria capacidade de vencer obstáculos e fazer as coisas acontecerem com entusiasmo ou você é do "não" e vive dizendo-se "realista" e não vive de sonhos e por isso não acredita em nada, em ninguém e nem em você mesmo?"

Luiz Almeida Marins (Fonte: Blog Perdas e Ganhos)

sábado, 2 de outubro de 2010

Eles sabem o que fazem, mas perdoa assim mesmo, Senhor!


P

Mais uma Vez!

Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei...

Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem...

Tem gente que está
Do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar...

Tem gente enganando a gente
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia
A gente aprende
Se você quiser alguém
Em quem confiar
Confie em si mesmo...

Quem acredita
Sempre alcança...

Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei...

(Renato Russo)

Frase do Dia



Quem insiste em julgar os outros
sempre tem alguma coisa pra esconder.

(Renato Russo)


Aulas para o ENEM

Apesar de ainda estarem no segundo ano, muitos de nossos alunos demonstraram interesse em participar de aulas com abordagem voltada especificamente para os exames do ENEM. Consultados, os professores se propuseram a ministrar aulas durante os intervalos do almoço e após o horário das aulas. Neste primeiro momento as aulas serão da área de Ciências da Natureza e Matemática. As aulas acontecem na sala de Vídeo. Os horários estão abaixo:

Segunda-Feira: 12.10 - 13:00 - Física (Jean)
Terça-Feira: 12:10 - 13:00 - Química (Flávio - Valdeci)
Quinta-Feira: 17:10 ás 18:00 - Matemática ( Hugo)
Sexta-Feira: 12:10 às 13:00 - Biologia (Paulo)

Às quartas-feiras, no mesmo local, acontecem aulas de reforço de matemática para alunos do primeiro ano, com a professora Lenilda.

No próximo bimestre acontecerão aulas de Português, Língua Estrangeira, História e Geografia.
Participe!