Das Utopias
Se as coisas são inatingíveis… ora!
Não é motivo para não querê-las…
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
(Mário Quintana)
Persistência é uma palavrinha difícil de realizar. É daquelas qualidades que a gente encontra facilmente - nos vencedores!
Quem lembra da campeã olímpica de 1996? Creio que poucos. Mas quem
não lembra da atleta chegando à reta final já cambaleante, em último lugar, pelo simples desejo de cumprir aquilo a que se propôs? A isso, chamamos persistência!
No ambiente escolar, os dois últimos meses são sempre bastante críticos, ainda mais quando coincidem com o final do ano...Os alunos estão cansados, desmotivados pelos planos não concretizados, pelos resultados não alcançados...é um momento crítico, que muitas vezes nos levam a tomar decisões precipitadas.
É importante lembrar que geralmente somos nós, e não as circunstâncias, os responsáveis por nosso sucesso ou fracasso. É a forma como encaramos a situação que definirá aonde chegaremos. Para uns, desistir é o caminho mais fácil, mas para outros, em menor número, é verdade, esta é a hora de provar a si próprio que se é capaz de mudar o rumo da história. Dá trabalho, eu sei...exige renúncia, disciplina e muita determinação, mas persistir é qualidade que só será apreciada pelos que descobriram o doce sabor de uma vitória conseguida pelos próprios méritos.
Cinco dos melhores profissionais de vendas dos Estados Unidos foram entrevistados pela Revista Business 2.0, e entre as várias qualidades e características que ele julgam necessárias para ser um profissional bem sucedido, três delas se destacam e são comuns a todos os entrevistados: Informação - Relacionamento e... PERSISTÊNCIA - Segundo eles é a qualidade que separa os profissionais de sucesso dos demais. Segundo Joe Abruzzese – President of Sales for CBS Television Network, ter persistência “ é como nadar em um rio, se você parar de nadar, você pode afundar” .
A persistência é muitas vezes, mais importante do que a motivação, pois a motivação é aquilo que faz com que você queira algo e corra atrás dos seus objetivos, já a persistência faz com que você não desista. Existem muitas pessoas motivadas mas pouco persistentes, aqueles que popularmente chamamos de “ fogo de palha ”, quantos começam um curso de idiomas, um regime, um projeto e ao primeiro obstáculo desistem.
Essa relação pode ser bem observada no filme Homens de Honra, com Robert de Niro e Cubba G. Jr, o papel do jovem marinheiro vivido po Cubba Jr, traz na sua essência o que vem a ser persistência. Um outro exemplo ocorreu na última Olimpíada em Sidney, quando o nadador africano bateu o record olímpico de lentidão aquática, mesmo assim terminou a prova e teve seus esforço reconhecido pelo público que o aplaudiu. A relação de exemplos seria imensa, entretanto o importante é termos histórias pessoais ou profissionais onde a persistência foi fator crítico para o nosso sucesso.