sexta-feira, 29 de abril de 2011

Conselho Escolar - Todos pela Educação


Na última quarta-feira, alunos, professores, funcionários e pais participaram da eleição dos novos representantes do Conselho Escolar.
O processo foi coordenado pela Comissão Eleitoral constituída pela aluna Andressa, funcionária Laurice, professor Paulo e pela Sra. Antonilda,representando o segmento pais, os quais conduziram os trabalhos com muita organização. O atual presidente do Conselho, Prof. Hugo, esteve presente em todos os momentos, garantindo a transparência do processo.
Vale ainda ressaltar a presença do professor Jefrei, membro do Conselho Escolar do Colégio Adauto Bezerra, que se dispôs a conversar com os alunosda escola sobre a importância do colegiado para a instituição escolar.A ele, nosso agradecimento.

Abertas as urnas, foram eleitos para o biênio 2011-2013 os seguintes membros:

Segmento Aluno: Yago Barros e Ezequiel
Segmento Professor: Bruno e Rubens
Segmento Funcionário: Edite e Nara
Segmento Pais: Carla e Luciana

A eles, nossos votos de uma excelente gestão, comprometida com a melhoria da qualidade da educação da EEEP Juarez Távora. A posse ocorrerá no próximo dia 19 de maio.

Projeto Cartas



Já virou tradição! O Projeto Cartas, promovido desde 2009 pelo ajudante oficial da biblioteca, o "famoso" Elias, é um sucesso!
A versão 2011 recebeu mais de 800 cartas, cujos conteúdos desconhecemos, claro, mas com certeza todas trazem mensagens carinhosas aos seus destinatários.
Parabéns ao Elias pela iniciativa e a todos os escreventes.
Esperamos que em 2012, com a saída de nosso técnico em edificações, um novo aluno assuma a missão de aproximar as pessoas através da poesia ou de palavras simples, mas vindas do coração.

domingo, 17 de abril de 2011

Conheça o ED!


Ed é um simpático robô da Petrobras, super sabido e que responde sobre quase tudo relacionado a meio-ambiente, desenvolvimento sustentável, energias renováveis, petróleo e outros assuntos.
Quem quiser conhecê-lo, basta acessar o portal do CONPET no link abaixo.
http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php
Experimente! Você vai curtir!

logo

Cyberbullying - Denuncie!

Nesses tempos de violência, é preciso ter cuidado...Leiam o texto abaixo, publicado no Jornal O Povo. Mesmo menores de idade estão sujeitos à lei. Se você sofre algum tipo de ameaça ou difamação, não se intimide. Procure sua família, um amigo, a escola... O silêncio só encoraja os agressores!

"Há seis meses, pais passaram a registrar em cartório ofensas sofridas pelos filhos vítimas de cyberbullying em São Paulo. O documento é usado para provar agressões virtuais em processos movidos contra autores mesmo que as mensagens venham a ser retiradas das redes sociais.

No 26.º Cartório de Notas da Praça João Mendes, no Centro de São Paulo, foram registrados sete desses documentos nesse período. Chamados de atas notariais, são uma escritura pública que retrata fatos do cotidiano. Todos os casos relatados envolviam jovens em idade escolar e colegas do mesmo colégio. O mesmo vem ocorrendo nos demais registros de notas da cidade.

"Como a procura é crescente elaboramos até um manual para o setor seguir a metodologia", explica o tabelião substituto Felipe Leonardo Rodrigues. "A ata dá fé pública. É um retrato jurídico de que aquele fato realmente existiu e serve como força probatória em ações judiciais", explica.
Fonte: O Povo, 17.04.2011

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vamos celebrar a vida!

Dia da Terra Vamos conservar nosso planeta!

O dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data.

Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa. Fonte: Smartkids

terça-feira, 12 de abril de 2011

Stress...



Seguindo recomendações de meu personal anti-stress, o Gabriel, vou tentar seguir os conselhos abaixo....(valeu, Biel!)

Mais de metade da população ativa passa, pelo menos, um quarto do seu dia de trabalho a realizar atividades a alta velocidade e com prazos curtos e rígidos. Se quer tentar começar o seu dia com menos stress, leia com atenção os nossos conselhos:

1 - Acorde mais cedo
Em vez de começar o dia no meio do maior stress porque não tem tempo para fazer nada, experimente levantar-se um bocadinho mais cedo e organizar melhor as suas manhãs. Não se deixe tentar pelo calorzinho dos cobertores e salte da cama assim que o despertador tocar. Tome um bom café da manhã, um banho relaxado e comece o dia descansado e com o pé direito.

2 - Planeje o seu dia
Tente perceber em que altura do dia a sua produtividade está em alta. Há pessoas que rendem mais de manhã enquanto outras funcionam a 100% mais pela tarde. Escolha o período em que tem mais energia e deixe para essa altura as tarefas de maior responsabilidade ou que exijam maior criatividade. Lembre-se, no entanto, que por muito organizado que seja, há imprevistos que nunca consegue controlar.

3 - Defina prioridades
Não queira fazer tudo ao mesmo tempo nem queira fazer tudo sozinho. Faça uma listagem das suas reais prioridades e tente cumpri-las. Ponha os assuntos que exigem mais de si em primeiro lugar mas tente não descurar os pequenos assuntos que tendem a ficar esquecidos.

4 - Saiba dizer não
Quando se sentir demasiado pressionado tenha a coragem de dizer basta!. Se o seu chefe lhe parecer demasiado empenhado em não o deixar respirar, exigindo-lhe mais e mais trabalho, explique-lhe que, apesar de tentar, não consegue fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Tente também não cair na asneira de estar sempre a fazer o trabalho dos seus colegas. Sempre que puder ajudar, ajude, mas não deixe que eles fiquem mal habituados.

5 - Crie bom ambiente
Pensamentos positivos ativam as energias positivas que temos em nós. E depois, simpatia gera simpatia. Elogie, seja prestável e simpático para os seus colegas. Ao trabalhar num local com bom ambiente tudo fica mais fácil. Aquilo que dantes lhe parecia uma tarefa dificílima vai passar a parecer o mais simples dos problemas.

6 - Aprenda a relaxar
Nada melhor do que depois de um dia estafante o poder chegar a casa e tomar um longo banho ou deixarmo-nos ficar estendidos no sofá horas a fio a ver tudo e mais alguma coisa na televisão. Conceda a si mesmo esses momentos que são preciosos para descomprimir o stress do dia-a-dia.

7 - Mude de rotina
É importante que você consiga viver para além do trabalho. Dê a si próprio presentes depois de conseguir fazer um trabalho complicado. Que tal aquele livro que sempre quis ou aquela camisola caríssima? Depois, também é importante saber deixar o trabalho à porta antes de entrar em casa. Só em casos extremos é que deve levar trabalho para concluir em casa.

8 - Tenha vida social
"Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque". Nunca ouviu dizer? Faça por ter uma vida social ativa porque desta maneira vai ser mais fácil de não pensar nos problemas que deixou para trás no escritório. Vá a festas, ao cinema ou ao café. Aproveite o que de melhor a vida tem para lhe oferecer.

9 - Dedique-se a uma atividade criativa
Utilize os seus tempos livres para se dedicar a uma atividade que puxe pela sua concentração e criatividade. Tendo a sua mente ocupada não vai ter tempo para pensar nem se chatear com os problemas do dia-a-dia ou do trabalho. A pintura é um bom exemplo.

10 - Siga o conselho de seus alunos, como os do Gabriel, por exemplo! rsssssssssss - e faça uma massagem com as meninas da Masso 3!!!

Parabéns, Fortaleza!



Nossa cidade faz aniversário...285 anos!
Uma "criança" quando nos referimos a idade de cidades...
Mas a bela Fortaleza anda um tanto sofrida...buracos, lixo, excesso de carros...
Assim como uma pessoa, uma cidade precisa de cuidados contínuos. Mas esses cuidados não são obrigação apenas dos órgãos públicos. Nós, enquanto cidadãos, devemos cuidar de nossa cidade, começando por nosso quintal, nosso jardim, nossa rua, nosso bairro!
Pequenas ações que fazemos no dia-a-dia, contribuem enormemente para a "saúde" de nossa querida cidade.
Que tal fazer a parte que nos cabe?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Conselho Escolar - Participe!



Reunida nesta segunda, 11, a Comissão eleitoral que coordenará a próxima eleição para o Conselho Escolar da EEEP Juarez Távora, aprovou o seguinte calendário:

Dia 25 - Palestra dirigida a todos os segmentos e apresentação de propostas dos candidatos dos segmentos "alunos", "professores" e "funcionários".
Dia 26 - Elleição por seus pares, dos representantes dos segmentos alunos, professores e funcionários;
Dia 27 - Apresentação de propostas dos candidatos do segmento "pais" e eleiçãopor seus pares.

Para votar, será necessário a apresentação de um documento de identificação (carteira de identidade ou carteira de estudante). Cada família só terá direito a um voto no segmento "pais".

A participação das famílias na educação formal dos estudantes pode ir muito além do acompanhamento de boletins e de conversas com professores. O envolvimento direto dos pais no dia a dia da escola, acompanhando questões ligadas à administração e ao ensino, pode ser vital para a melhoria da educação - e os conselhos escolares são ótimas formas de fazer isso acontecer.

A partir da próxima semana, durante as aulas de Formação Cidadã, os professores estarão discutindo com os alunos sobre a importância da escolha de representantes, ocasião emque será discutido o Regimento Interno/Estatuto da entidade.

Participe deste momento democrático na escola!

domingo, 10 de abril de 2011

Visita Técnica




Nossos alunos do segundo ano do curso de Massoterapia estiveram na semana passada visitando o laboratório de anatomia da Faculdade Estácio (FIC).
Na ocasião, puderam observar de perto partes e órgãos do corpo humano e compreender melhor sua estrutura e funcionamento.
Agradecemos à Faculdade Estácio pela oportunidade e às professoras técnicas (Camila Maria e Camila Reis), o empenho constante na promoção do melhoramento técnico de nossos alunos e alunas.
(Tainá, não dá pra publicar aquelas fotos das partes...ai, que aflição!!!)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Precisamos de Paz!



Que país é esse?

Que país é esse? Pergunta o compositor e cantor irreverente, diante de realidade que não podemos mais esconder. O Brasil em números absolutos é o país que mais se mata ser humano por armas de fogo, em sua maioria absoluta por armas leves, como estas, que ontem em mãos erradas, mataram parte da nossa inocência, da nossa dignidade, da nossa humanidade.

A comoção é nacional! Aemoção toma conta de todos nós, quem humano se sente, sente um pouco a dor dos pais, familiares e amigos das crianças e jovens que foram exterminados estupidamente em uma escola do município de Realengo, no Rio de Janeiro

Neste mês de abril, como um cineasta, de maneira profética, chamou de abril, abril despedaçado, é assim que está à dignidade brasileira, humana, despedaçada.

Não importa como uma vida é ceifada, o que importa, é a pergunta, quantas vidas serão necessárias para enxergarmos, que as armas no Brasil estão exterminando nossa juventude, nossas crianças, nosso povo?

E olha! que tem um ditado popular que diz “DEUS É BRASILEIRO” e não fosse?

Somos um dos maiores países católicos do mundo, talvez o maior, somos o maior país espírita do mundo, hoje no Brasil, existe uma nação do tamanho da Argentina de evangélicos, os nossos credos de matriz africana tem crescido muito. Um enorme envolvimento de pessoas que trabalham para consolidar a cidadania e os direitos humanos que credo nenhum professa. Talvez o maior país Maçon do Planeta. Um dos países do mundo de organizações de todos os setores e pessoas envolvidas com o estabelecimento da cultura da paz. Trabalhando em favor da Vida.

Mas, apesar disso, somos um país violento, embora o povo brasileiro não deseje isso, existe uma vontade de mudar realidades violentas que acontecem todos os dias e que nesta quinta-feira (7/4/2011) nos pegou fortemente, estamos todos consternados, impactados.

Mas, apesar de todos os esforços que empreendemos todo dia para evitar a violência, os números abaixo não contam a nosso favor, precisamos fazer muito mais:

Com 34.000 (mil mortes, em 2003, era pior 36.000) ano,=é o país que mais se mata seres humanos por armas de fogo em números=absolutos e o quarto lugar no mundo em relação a sua p=pulação.

É um país que, segundo estimativa, tem mais de 17 =ilhões de armas circulando entre nós, a maioria, 90 % =as mãos de civis, a maioria delas na ilegalidade.

Cerca de 69% dos assassinatos são cometidos por pessoas sem antecedentes criminais e por motivos fúteis

Ainda, somos um país homofóbico, preconceituoso, i=tolerante religiosamente falando, com índices alarmantes de violência =oméstica contra crianças e mulheres indefesas.

Com grandes dificuldades nas áreas da saúde, educação, segurança, desenvolvimento social entre outras

Que país é esse? Acreditamos que ainda é o país da esperança, somos um país da diversidade religiosa, da cidadania, dos direitos humanos em todos os aspectos de nossa humanidade que se deseja consolidar, somos um país da solidariedade praticada pelo trabalho de formiguinha de muita gente, conhecidas e anônimas.

Somos um país que saberemos sair da indiferença e omissão e não permitir mais que um instrumento como as armas caiam e estejam em mãos erradas construindo tanta dor e sofrimento.

Vendo o noticiário da Rede Globo ontem, no horário nobre da nossa televisão brasileira, Fátima Bernardes, lá em frente da escola onde aconteceu uma das maiores tragédias em nosso país, no momento, como repórter, tentando pensar junto com o Brasil, indaga ao especialista em segurança pública da mesma rede, o porquê de tudo isto, no que ele responde, pelo fácil acesso às armas.

Parece uma resposta muito simples, diante de um caso de violência extrema, que certamente tem origem multi-complexas, mas, a resposta é profunda na sua singeleza, se este jovem não tivesse o acesso tão fácil ás armas, será que ele não poderia ter agido de modo diferente?

Será que os nossos problemas devam ser resolvidos de forma tão letal? Não. Podemos resolvê-los de modos diferenciados e não-violentos, sim senhor.

Sabemos também, que a culpa não é da arma em si, mas de quem as usa. Mas é lógico e nisto somos convictos, de que o acesso fácil ás armas, permitiu que aquele jovem e tem permitido a muitos outros, de resolverem, sejam lá quais forem seus problemas, resolverem de forma tão violenta e trágica.

Somos convictos de que se empreendermos esforços articulados, integrados em controlar ás armas. Permitindo armas em mãos certas, traduzindo-se em segurança. Procurando diminuir este número absurdo de armas circulando em nosso país, com controles rígidos, apreensões de armas ilegais e campanhas de entrega voluntária de armas e munições de forma permanente, tal como o Ministério da Justiça está empreendendo a partir deste ano de 2011.

Tal como é feito anualmente, com campanhas de erradicação da dengue pelo Ministério da Saúde.

Muitas vidas serão salvas e poupadas, menos armas circulando mais vidas.

Que país é esse? Esse, é o país que continua construindo sua cidadania humana, participativa, socialmente mais justa, solidária, reconhecendo que os conflitos e desafios nunca deixarão de existir, mas que poderão ser resolvidos respeitando á Vida como base de tudo o mais e que a nossa democracia, além de justa socialmente, seja pacificadora.

Que país é esse? Agora, o nosso país é o país da oração em favor das nossas crianças e jovens que foram brutalmente arrancadas dos convívios dos pais, familiares, amigos, colegas de turma da escola em Realengo no Rio de Janeiro e em nome delas vibramos por todas as vítimas de violência.

Que país é esse? Com diz a sabedoria, é o país que dele fizerem o seu povo.

Almir Laureano

Movpaz

Rede Desarma Brasil

Grande Oriente do Brasil

quarta-feira, 6 de abril de 2011

terça-feira, 5 de abril de 2011

Gremistas, alunos-educadores, gente feliz!





Gente nova na área!







Nossos mais recentes colegas...Que bom que chegaram!
Esperamos uma longa e produtiva convivência.

Tudo de Bom!





Duvida? Então olha só!





Muito mais mesmo!!!





E teve muito mais...





Tarde de autógrafos, sarau, vernissage, pesquisa...

Demorou, mas aí vão alguns registros desse maravilhoso evento, resultante do trabalho coletivo das professoras Edianne, Marilia, Rose, Jose, Melry e Socorro (saudades!).
Não podemos esquecer também a colaboração constante do pessoal do Multimeios, e, claro, a prata da casa, nossos artistas. Parabéns!!!