quinta-feira, 8 de julho de 2010
Para aprender outro idioma
Apesar das promessas de métodos “fáceis” de ensino de línguas para adultos, pesquisadores garantem: maioria dos casos é preciso dedicação e coragem de se arriscar a errar, pois esse tipo de aprendizagem requer a formação de novas redes neurais – o que requer tempo e treino
QUAL O CURSO MAIS ADEQUADO?
Cinco perguntas que todos deveriam se fazer:
• A escola promete eliminar totalmente as aulas de gramática? Então você deve desconfiar; as chances de sucesso são duvidosas.
• O significado das regras é valorizado? É bom que seja, pois a gramática como matéria de aprendizado é praticamente tão inútil quanto
nenhuma gramática.
• A conversação é priorizada? É fundamental que seja, pois sem a prática
nem uma mochila cheia de teoria pode ajudá-lo.
• Qual a postura dos professores em relação aos erros? Mesmo quando
algumas frases ainda saem erradas, eles devem estimular o aluno a falar;
em fases iniciais do aprendizado a supervalorização da gramática não
ajuda, mas inibe.
• O curso se concentra em apenas um tipo de aprendizagem? O ideal é
que não. Quanto mais variada for a aula, mais provável será a possibilidade de a pessoa descobrir a melhor forma de aprender.
Fonte: Uol