sábado, 11 de setembro de 2010
Visita ao Frutal 2010
Alunos do segundo ano dos cursos de Edificações e Informática visitaram a FRUTAL 2010. O evento reúne produtores da área agrícola e industrial do Estado do Ceará e de outros estados brasileiros e já se tornou tradicional na geração de negócios e lançamento de novos produtos.
Visando fortalecer a proposta de empreendedorismo, a Secretaria de Educação vem proporcionando a participação de alunos em diversos eventos do gênero. No Frutal, foram acompanhados pelos professores André, Marcílio e Paulo.
COMPETIR OU COOPERAR?
Construímos nossos relacionamentos dentro de padrões cooperativos e competitivos através dos quais obtemos bens materiais, conforto, afeto, prestígio, poder. Esses padrões - que têm raízes tão antigas como a própria Humanidade - se aplicam também à difusão de ideais políticos e religiosos ou a busca de benefícios coletivos para
a comunidade, a categoria profissional ou qualquer outro grupo.
Os sentimentos de cooperação e competição se apresentam no estado "puro" ou associados de diversas maneiras.
Podemos formar grupos com uma lógica colaborativa do ponto de vista interno, mas direcionados para competir externamente. Integrantes do mesmo grupo podem até cooperar e competir simultaneamente; é o caso, por exemplo, dos grupos de estudo constituídos por colegas que na hora do vestibular disputam as mesmas vagas.
Os sentimentos e valores postos em jogo são, claro, muito diferentes em um e outro padrão. A cooperação é necessariamente amistosa; já a competição comporta sempre o desejo de ser ou fazer melhor do que outro.
Abaixo, a letra de "Vencedor", interpretada pelo Grupo Los Hermanos, para uma reflexão. Que tipo de pessoa queremos ser? Que tipo de sociedade pretendemos construir? O que é mais importante: O ter ou o Ser? Pense a respeito!
O VENCEDOR
Los Hermanos
Olha lá, quem vem do lado oposto vem sem gosto de viver
Olha lá, que os bravos são escravos sãos e salvos de sofrer
Olha lá, quem acha que perder é ser menor na vida
Olha lá, quem sempre quer vitória e perde a glória de chorar
Eu que já não quero mais
ser um vencedor, levo a vida devagar
pra não faltar amor
Olha você me diz que não
vive a esconder o coração
Não faz isso amigo
já se sabe que você só procura abrigo
mas não deixa ninguém ver
Por que será?
E eu que já não sou assim muito de ganhar
junto as mãos ao meu redor
faço o melhor que sou capaz
só pra viver em paz