sábado, 26 de junho de 2010
Milho de Pipoca
A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser.
O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.
Assim acontece com gente. As grandes transformaçoes acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas. Só elas não percebem. Acham que é o seu jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor.
Pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre.
Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação. Pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: Bum! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, com que ela mesma nunca havia sonhado.
Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria a ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.
E você o que é? Uma pipoca estourada ou um piruá?
(Rubem Alves)
Finalistas!
Nossas atletas do Futsal estão de parabéns!
Em mais uma partida emocionante, venceram hoje o time do Caíque na prorrogação, garantindo a vaga na final do torneio e, no mínimo o vice-campeonato.
A partida acontece amanhã, na Escola Bezerra de Menezes, contra os "donos da casa", mais uma razão para prestigiarmos nosso time com o apoio da torcida.
Vale ainda o reconhecimento pelo trabalho dos Professor Vander e Danilo, sempre presentes.
Independentemente do resultado de amanhã, nossas meninas já estão de parabéns pela conquista.
Era uma Vez....
Quem de nós nunca parou e se encantou ao escutar uma boa estória? Quem nunca pediu ao pai, mãe, tia para que contasse uma "estorinha" antes de dormir?
Resgatar hábitos de leitura e desenvolver a capacidade narrativa e interpretativa, são aspectos que fazem parte das atividades desse projeto, desenvolvido pelo Centro de Multimeios com alunos voluntários.
A primeira oficina contou com a participação das professoras Neusinha e Velza e alunos de diversos cursos, do primeiro e segundo anos, além dessa que vos escreve. Na oportunidade, foi estudado um roteiro básico para o processo de contação de estórias e apresentada a estória dos leões fujões...
Aula de Campo - Vivenciando a Arte
Nossos alunos têm participado com regularidade de aulas de campo que visam, entre outras coisas, levar ao aluno o conhecimento prático acerca de conceitos aprendidos em sala de aula. Nas fotos acima, visita ao Teatro José de Alencar, patrimônio cultural de nossa cidade, quando foram acompanhados pelas professoras Josiane e Rose.
Formação de Professores
O Governo do Estado tem investido muito na formação de professores do Ensino Médio, e a área das Ciências da Natureza vêm recebendo uma atenção especial. Despertar nos jovens o interesse pela pesquisa e experimentação que se traduza em conhecimento, é o foco principal dos encontros dos profissionais da área. Nas fotos acima, os professores Flávio, Valdecy e Paulo, três de nossos profissionais da área.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Inclusão na prática...
Como todos sabem, temos em nossa escola alguns alunos com deficiência auditiva.
Diferentemente do que muitos pensam, comunicar-se com eles não é assim tão dificil, e a prova maior é que muitos dos seus colegas de sala já o fazem de maneira satisfatória.
Mas assumir a inclusão, é responsabilizar-se por garantir o melhor possível na educação das pessoas com deficiência, assegurando-lhes oportunidade de aprendizagem satisfatória. Assim, além de intérpretes, é importante que os professores também conheçam a sua língua principal - LIBRAS. Assim, cinco de nossos professores estarão participando de curso oferecido visando melhorar a capacidade de comunicação e consequentemente a aprendizagem de nossos alunos com deficiência auditiva.
Experimente você também! Clique no link a seguir e surpreenda-se!
http://www.acessobrasil.org.br/libras/
domingo, 20 de junho de 2010
Reunião de Pais
Informamos aos Senhores Pais e Responsáveis que realizaremos no decorrer desta semana nossa primeira reunião do ano de 2010. A reunião deveria ter ocorrido há cerca de três semanas, mas a greve de ônibus ainda em vigor em nossa cidade, terminou por provocar o adiamento da mesma.
Nesse primeiro bimestre as reuniões serão setorizadas por série a fim de possibilitar um contato maior entre pais e professores, especialmente os de alunos do primeiro ano. O convite com data e horário será encaminhado através dos alunos.
Na ocasião serão discutidos assuntos como avaliação acadêmica e atitudinal, projetos escolares e apresentação dos novos diretores de turma dos alunos do primeiro ano.
Pedimos o empenho de todos para o comparecimento à escola na data e horário estabelecidos. Sua participação é fundamental para o sucesso acadêmico de nossos alunos e o fortalecimento dos processos escolares.
Você é Inteligente?
Teste suas habilidades fazendo alguns dos testes propostos no link ao lado
Jt_sapiens. Comece experimentando a sugestão abaixo:
Teste sua memorização para descobrir sua idade mental no final.
1. Clique “Start“;
2. Espere pela contagem regressiva…3…2…1;
3. Aparecerá um quadro com bolas e números dentro. Memorize a posição dos números, do menor para o maior e clique na ordem crescente;
4. Ao final do jogo o computador informará sua “idade cerebral”.
Link para o jogo: http://flashfabrica.com/f_learning/brain/brain.html
sábado, 19 de junho de 2010
Superando Adversidades
Limão e Limonada
As ciências humanas estão sempre tomando emprestado das exatas, termos e conceitos. A última novidade vem da física e atende pelo nome de resiliência. Significa resistência ao choque ou a propriedade pela qual a energia potencial armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão incidente sobre o mesmo.
Em humanas, a resiliência passou a designar a capacidade de se resistir flexivelmente à adversidade, utilizando-a para o desenvolvimento pessoal, profissional e social. Traduzindo isso através de um dito popular, é fazer de cada limão, ou seja, de cada contrariedade que a vida nos apresenta, uma limonada saborosa, refrescante e agradável.
Aprendi que pouco adianta brigar com problemas. É preciso enfrentá-los para não ser destruído por eles, resolvendo-os. E com rapidez, de maneira certa ou errada. Problemas são como bebês, só crescem se alimentados. Muitos se resolvem por si mesmos. Mas quando você os soluciona de forma inadequada, eles voltam, dão-lhe uma rasteira e, aí sim, você os anula com correção. A felicidade, pontuou Michael Jansen, não é a ausência de problemas. A ausência de problemas é o tédio. A felicidade são grandes problemas bem administrados.
Aprendi a combater as doenças. As do corpo e as da mente. Percebê-las, identificá-las, respeitá-las e aniquilá-las. Muitas decorrem menos do que nos falta e mais do mau uso que fazemos do que temos. E a velocidade é tudo neste combate. Agir rápido é a palavra de ordem. Melhor do que ser preventivo é ser preditivo.
Aprendi a aceitar a tristeza. Não o ano todo, mas apenas um dia, à luz dos ensinamentos de Victor Hugo. O poeta dizia que “tristeza não tem fim, felicidade, sim”. Porém, discordo. Penso que os dois são finitos. E cíclicos. O segredo é contemplar as pequenas alegrias em vez de aguardar a grande felicidade. Uma alegria destrói cem tristezas...
Modismo ou não, tornei-me resiliente. A palavra em si pode cair no ostracismo, mas terá servido para ilustrar minha atitude cultivada ao longo dos anos diante das dificuldades impostas ou autoimpostas que enfrentei pelo caminho, transformando desânimo em persistência, descrédito em esperança, obstáculos em oportunidades, tristeza em alegria.
Nós apreciamos o calor porque já sentimos o frio. Admiramos a luz porque já estivemos no escuro. Contemplamos a saúde porque já fomos enfermos. Podemos, pois, experimentar a felicidade porque já conhecemos a tristeza.
Olhe para o céu, agora! Se é dia, o sol brilha e aquece. Se é noite, a lua ilumina e abraça. E assim será novamente amanhã. E assim é feita a vida.
* Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 países. É autor de “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br. e www.setevidas.com.br.
Fonte: Resiliência - - 393ª Edição
terça-feira, 15 de junho de 2010
É Gooolllllllllllllll !!!
INFOBRASIL II
A EEEP Juarez Távora esteve presente à Infobrasil, importante evento da área de informática, participando de palestras, oficinas e seminários. Como já dito anteriormente, o conhecimento pode ser adquirido de incontáveis modos, e um deles é a troca de experiências com outros jovens e profissionais experientes da área, além da oportunidade de entrar em contato com tecnologias que, embora ainda não disponíveis no dia-a-dia escolar, constituem-se tendência no mundo do trabalho.
Nosso reconhecimento ao trabalho do Professor André, que continuamente vem demonstrando total comprometimento com a aprendizagem da turma e professoda Nara, do LEI, sempre presente aos eventos da área.
Laboratório de Hardware
Olha aí o pessoal da Informática colocando a "mão na massa". É um dos pilares da Educação, o "Aprender a Fazer", colocado em prática no laboratório de hardware, já em pleno funcionamento. Nesse processo, tem sido de extrema importância a afinidade entre a turma e o professor André, responsável pelas disciplinas técnicas do curso.
Ciência a gente aprende fazendo...
Nosso laboratório tem sido palco de aulas animadas, movidas a curiosidade e experimentação. Nessa rotina, além dos principais atores, nossos alunos, temos contado com o incentivo e apoio constante dos professores da área, Flávio, Jean e Paulo, e em especial o Professor Valdeci, sempre solícito no atendimento aos jovens pesquisadores. Vamos lá, galera...pesquisar é o primeiro passo na aquisição do conhecimento e também das grandes descobertas.
Visita ao Metrofor
Alunos dos cursos de Edificações e Turismo visitaram as instalações do Metrofor, onde após palestra e coffee-break puderam observar de perto as maquetes, as plataformas elevadas, túneis e outras edificações que fazem parte do complexo. Foram acompanhados pelo Prof. Thiago, de Edificações, e Profa. Ivian, do Turismo. Retornaram à escola bastante entusiasmados com a grandiosidade da obra e as possibilidades de melhoramento tanto na oferta de transporte coletivo para habitantes de Fortaleza quanto para aqueles que nos visitam. Nossos agradecimentos ao Engenheiro Fernando, responsável pelo empreendimento, pela acolhida e compartilhamento do conhecimento.
Projeto Cartas
No último dia 12 foi aberta a caixinha de recados do "namoro ou amizade" localizada na Biblioteca. Foram mais de 300 mensagens deixadas, inclusive minhas quatro mensagens, muito carinhosas.
Parabéns a todos que deixaram seus recados, às professoras Neusa, Séfora e Velza, do Multimeios, e em especial, ao nosso monitor Elias, que durante o período incentivou os colegas a manifestarem seus sentimentos através do verso ou da prosa. Confiram as fotos logo acima.
Assinar:
Postagens (Atom)