quinta-feira, 3 de junho de 2010
Massoterapia...Você ainda vai precisar!
Os dados apresentados a seguir são definidos pela ABMC - Associação Brasileira de Medicina Complementar.
Definição: Massoterapia é um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que tem como objetivo manter a saúde e prevenir desequilíbrios, contribuir na promoção do bem estar e da melhor qualidade de vida, assim como, em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina oficial, propiciar uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados, visando maior eficácia nos tratamentos de saúde.
A Massoterapia se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde.
Seu objetivo primordial é prevenir doenças e promover a saúde, maximizar a circulação da energia vital pelo corpo, estimular a circulação de uma forma geral, favorecer o autoconhecimento e autoconsciência, contribuir para a organização do tônus muscular e para a normalização das funções fisiológicas, auxiliando no combate de dores, tensões, desequilíbrios e disfunções em geral e estresse.
Todas as técnicas e métodos utilizados pelo Massoterapia se destinam àqueles que necessitam do toque direto no corpo e/ ou da massagem, para manter o estado de equilíbrio.
O toque utilizado pela Massoterapia pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da especialidade, tal como atuar na estrutura mecânica do corpo, estimular ou sedar algum estado energético e/ou fisiológico, conduzir a autoconsciência ou trabalhar campos energéticos.
Indicações da Massoterapia
Todas as técnicas e métodos utilizados pela Massoterapia se destinam àqueles que necessitam do toque direto no corpo e/ ou da massagem, para manter o estado de equilíbrio. O toque utilizado pela Massoterapia pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da especialidade, tal como atuar na estrutura mecânica do corpo, estimular ou sedar algum estado energético e/ou fisiológico, conduzir a autoconsciência ou trabalhar campos energéticos.
1 - Indicação higiênica: manter e promover a saúde, prevenir desequilíbrios, contribuir na promoção do bem estar e da melhor qualidade de vida.
2 - Indicação complementar: em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina oficial, propiciar uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados, visando maior eficácia nos tratamentos de saúde.
As ações primárias da massoterapia são:
1 - maximizar a circulação da energia vital pelo corpo
2 - estimular a circulação de uma forma geral
3 - favorecer o autoconhecimento e autoconsciência
4 - auxiliar no combate de dores
5 - contribuir para a organização do tônus muscular
6 - contribuir para a normalização das funções fisiológicas
7 - auxiliar na administração das tensões e do estresse
O Massoterapeuta é o profissional da área de Saúde com competência e habilidade para utilizar e indicar o uso da Massoterapia na prevenção, tratamento e manutenção integrada da Saúde.
O Massoterapeuta utiliza métodos antigos, tradicionais e modernos de tratamento, na prevenção e promoção da Saúde, visando o perfeito equilíbrio do Ser Humano consigo e com o meio ambiente.
O Massoterapeuta possui uma concepção holística de Saúde que se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde.
O Massoterapeuta tem sólida base de conhecimentos das técnicas de Massoterapia, das técnicas de consciência e práticas corporais em geral e, principalmente, daquelas técnicas em que tenha a sua especialidade. Essas técnicas devem, também, ser embasadas nos conhecimentos de anatomia, fisiologia, física ou outras áreas, conforme exija cada uma das especialidades.
O Massoterapeuta também tem, na sua formação, bases da filosofia universal e na ecologia. Sua formação e treinamento o habilitam a realizar procedimentos terapêuticos com sensibilidade, técnica e habilidade, o capacitam a perceber, sentir e discernir as necessidades individuais de cada pessoa assim como comunicar e sustentar seus procedimentos.
O Massoterapeuta tem o compromisso com a educação continuada, estando sempre atualizado e supervisionado com relação a sua especialidade. Sua ética e postura profissionais estão de acordo com o Código de Ética do Massoterapeuta elaborado pelo CONBRAMASSO, Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia.