sábado, 3 de abril de 2010
CONAE 2010
Construindo o sistema Articulado de Educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação – trouxe uma questão central. A exemplo do que acontece na saúde, com o Sistema Único de Saúde (SUS), a sugestão é criar também um sistema nacional para a educação.
Os delegados da Conferência Nacional de Educação aprovaram, na plenária final realizada nesta quinta-feira, a proposta que determina a reserva de 50% das vagas de instituições públicas de ensino superior para alunos de escola pública. De acordo com a decisão, a reserva deverá respeitar a proporção de negros e indígenas da população de cada Estado.
A proposta foi uma das mais polêmicas da plenária final, mas acabou sendo aprovada por ampla maioria. O texto diz que o mecanismo deve vigorar por no mínimo dez anos e "enfatiza a importância" do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de ingresso no ensino superior.
Como em toda conferência, as propostas aprovadas não têm força de lei, mas servem como um indicativo para as políticas públicas.
No caso da conferência, elas serão diretrizes para a elaboração do novo PNE (Plano Nacional de Educação), que vai orientar as políticas do setor para os próximos dez anos. O PNE precisa ser aprovado este ano pelo Congresso para vigorar a partir de 2011.
Fonte: MEC/CONAE