domingo, 18 de abril de 2010
Cuidado com o que publica na Net!
Mundo virtual, consequências reais
Condenação de blogueiro no Ceará por comentário ofensivo de um leitor reacendeu a polêmica sobre a responsabilidade de quem usa a internet. Saiba como tentar evitar problemas com o uso da rede
A internet comercial surgiu, há cerca de 20 anos, para encurtar distâncias e conectar as pessoas. Esse mundo novo que se abriu diante das telas dos computadores, no entanto, tem os mesmos perigos e desafios da vida real — e as mesmas leis e cuidados que se vê no cotidiano devem ser adaptados para o mundo online. Da mesma forma que podemos ofender alguém quando falamos algo, um recado em uma página de relacionamentos pode ter um efeito semelhante — ou até mesmo pior, pois as informações na internet são praticamente indestrutíveis, ficando perpetuadas em históricos de e-mails e nos arquivos da web.
De acordo com Wanderson Castilho, perito criminal especialista em crimes na internet, isso acontece devido à grande possibilidade de armazenamento de informações que a internet possui. “Todo mundo pode guardar o que quiser e depois voltar a publicar. São comuns casos de pessoas que ficam famosas e têm divulgadas imagens feitas anos antes, que elas pensavam que já haviam sido destruídas”, afirma. Além disso, mesmo que seja detectado um conteúdo ofensivo, não é fácil retirá-lo do ar. “Há casos em que pessoas têm as páginas em sites de relacionamentos clonadas e, mesmo sendo detectado o crime, muitas vezes apenas na Justiça se consegue retirá-las do ar”, conta.
Para o perito criminal, segurança e risco andam juntos no mundo virtual. Segundo ele, toda e qualquer informação publicada na web pode ser rastreada. “É possível detectar de qual computador saiu uma foto íntima divulgada indevidamente ou de onde foi feito o clone de um perfil do Orkut, por exemplo”, conta Wanderson. “Por outro lado, tudo que entra no mundo virtual é impossível de ser apagado completamente. Assim, mesmo que o culpado seja encontrado, o dano que ele causou continua existindo pela internet”, completa.
Se quem utiliza o conteúdo da internet deve ficar atento, o mesmo vale para quem produz informação para o mundo virtual. Todas as regras e leis do mundo real são aplicadas à web, portanto, é preciso ter cautela sobre tudo que é escrito em blogs, comunidades virtuais, fóruns e até nos comentários deixados nas páginas de outras pessoas. Alguma afirmação pode ofender alguém e a questão vai parar na Justiça. A estudante Iasminy de Sousa Oliveira, 21 anos, foi uma das vítimas de ataques virtuais. Após utilizar um computador público na universidade para acessar seu perfil em um site de relacionamentos, ela teve a página invadida. “Isso aconteceu porque eu simplesmente fechei a janela e não fiz logout na página. Assim, a próxima pessoa a utilizar o computador conseguiu ter acesso ao meu perfil mesmo sem possuir a senha”, conta.
O invasor deletou diversas informações pessoais e alterou os textos que ela possuía na página, colocando ofensas a ela. “Ele usou muitos palavrões e me ofendeu, pelo fato de eu ter deixado a página acessível a quem entrasse no computador”, relembra. Desde então, ela passou a redobrar os cuidados, especialmente em computadores públicos. “Depois que eu limpei o que ele havia feito, passei a prestar mais atenção se fiz o logout e se não deixei qualquer informação que possa me trazer problemas”, conta a estudante.
Fonte: http://www.correioweb.com.br/euestudante